ESTAMOS FELIZES COM SUA VISITA AO NOSSO BLOG

SOMOS PROFESSORES INICIANDO NOSSAS DIVULGAÇÕES EM UM BLOG...
COMPARTILHE CONOSCO!!!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PROFESSORES APAIXONADOS

PROFESSORES APAIXONADOS
Gabriel Perissé
Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia de que podem mover o mundo. Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos. Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona apara os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão(...).
Os professores apaixonados, querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Interpretar a música dos sentidos. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.

sábado, 20 de novembro de 2010

LEITURA E MEDIADORES DE LEITURA

Refletindo sobre o ato da leitura, podemos considerar que o mediador é aquele que aproxima o leitor do texto ou que privilegia esta relação.

Quem são mediadores de leitura? Os familiares, os professores, os bibliotecários, os redatores, os livreiros e até os amigos que nos emprestam um livro. Mas, os mediadores que mais se intervêem no processo são os familiares, os professores e os bibliotecários.

Os pais deveriam ser os primeiros promotores de leitura, mas, em geral, ou não tem tempo, não tem dinheiro ou não têm a consciência da importância que exercem sobre seus filhos no sentido de motivá-las à leitura sendo que muitos passam toda uma vida sem nunca ter comprado sequer um livro.

Assim novamente o professor é encarregado de aproximar o aluno da leitura; e é fundamental que ele faça esta mediação, trabalhando o texto de maneira prazerosa e não como cobrança ou avaliação.

Da mesma forma, espera-se que isto também ocorra com o bibliotecário, pois esta responsabilidade atribuída a ele deve-se ao fato dele se encontrar em um ambiente propício a leitura e cheio de imaginários para as crianças, o que eleva sua responsabilidade em relação aos demais mediadores citados.

O bibliotecário, na minha opinião, deveria ser uma pessoa especial no seu trabalho, que pode possibilitar uma diversificação de leitura e, diferente do professor, não está obrigado a cumprir horários e avaliações, portanto, tem maior liberdade para propor atividades, dialogar com os alunos propondo inúmeras situações de aprendizado sem que o mesmo se sinta pressionado.

Todos os mediadores, pelo papel que eles desempenham na motivação de leitura, podem interferir com maior ou menor profundidade na formação de cidadãos críticos e criativos com autonomia e conhecimentos para a vida. Considero ainda, que os mediadores de leitura devem propiciar aos leitores uma pluralidade de experiências, para que eles percebam a leitura não apenas como aprendizagem escolar, mas como elemento de lazer e satisfação e ao mesmo tempo estar se preparando para a cidadania.

Infelizmente, a realidade não é bem assim, esses profissionais (professores, bibliotecários) além de ter um salário não condizente com seu grau de estudo, relevância do seu trabalho, enfrentam ainda a falta de tempo para o planejamento de suas aulas e seus projetos, pois a maioria tem que trabalhar em dois ou mais turnos. Nos preocupamos com nossos alunos, mas quem se preocupa com o professor?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MOTIVO DA ESCOLHA DA MUSICA DA XUXA

O grupo escolheu esta música primeiro porque as crianças gostam das músicas da xuxa, segundo porque a letra além de gostosa de ouvir, traduz o sentimento das crianças ao ouvir uma história ou ler um livro: dão asas a imaginação conforme o que diz o refrão:
A leitura é o nosso avião,
Rumo a imaginação,
Um bom livro faz a gente viver,
Aventuras e ação.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Professor Mediador do Saber:  Bem vindos ao nosso blog,  somos professoras e ac...

O Professor Mediador do Saber: Bem vindos ao nosso blog, somos professoras e ac...: " Bem vindos ao nosso blog, somos professoras e acreditamos que a leitura é fundamental para formação de uma sociedade consciente, além de s..."

PELO SONHO É QUE VAMOS


Pelo sonho é que vamos,comovidos e mudos.Chegámos?
Não chegámos?Haja ou não haja frutos,pelo Sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos.Basta a esperança naquiloque talvez não teremos.
Basta que a alma demos,com a mesma alegria,
ao que desconhecemos e ao que é do dia-a-dia.
Chegamos? Não chegamos? Partimos.
Vamos. Somos.

Sebastião da Gama (1924-1952)
Etiquetas:

Livros para uma vida






Dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Livros para uma vida.

sábado, 13 de novembro de 2010

O VALOR DO PROFESSOR

http://verdesmares.globo.com/recursos/news/imgs/%7B49F12A27-A754-4A04-9A00-A8E7B31834D9%7D_dia_do_professor.gifSERÁ????
Abriram as incrições para o concurso de Pinheiro Machado e uma coisa me surpreendeu!!!!
Especialista em educação:(pós-graduação) salario 630,52
professor de curriculo e area(graduação): salario de 630,50
Motorista (4ª serie fundamental): salario 730,66
Técnico em contabilidade ou informatica( nivel médio): salario 1302,00
Não tem algo errado aí?
Espero comentarios

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Um Bom Livro
Xuxa

A leitura é o nosso avião,
Rumo a imaginação,
Um bom livro faz a gente viver,
Aventuras e ação.

Somos piratas da perna de pau,
Navegando em um vendaval,
Naquela ilha queremos parar,
Nosso navio vamos atracar.

A leitura é o nosso avião,
Rumo a imaginação,
Um bom livro faz a gente viver,
Aventuras e ação.

Tenho poderes, posso voar,
Eu tenho a força,
(Socorro! Socorro!)
Vou te salvar.

Sou um duende,
Você também,
Da natureza,
Nós cuidamos bem.

Toda alegria,
Da nossa floresta,
Vem do amor,
Que a gente tem.

A leitura é o nosso avião,
Rumo a imaginação,
Um bom livro faz a gente viver,
Aventuras e ação.

A leitura é o nosso avião,
Rumo a imaginação,
Um bom livro faz a gente viver,
Aventuras e ação.

Vivo na selva,
Com o Tarzan,
Mas essa história,
Conto amanhã.
(Vem amor)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CRIANÇAS QUE LEEM PARA CÃES...

por: Equipe do Educar para Crescer

Estudo conclui que crianças que leem para cães desenvolvem melhor a leitura e a fala

…se beneficiam da atividade por não se sentirem julgadas ou pressionadas para acertar

Essa é a conclusão de um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que avaliou quanto os animais de estimação podem influenciar a familiaridade dos pequenos com as palavras. Durante a pesquisa, meninos e meninas foram incentivados a ler em voz alta para cachorros e, a cada semana, repetiam a tarefa, aumentando o tempo de leitura – que passou de dez para 20 minutos ao longo de quatro meses. “Após a experiência, houve melhora de até 30% na fluência verbal”, ressalta o veterinário Martin Smith, autor do trabalho. Os motivos para isso, no entanto, não foram completamente esclarecidos. “Sabemos que o ambiente tranquilo e a certeza de que o cão não vai julgar o desempenho da criança são fatores importantes, segundo elas próprias”, conta Smith.

• 75% das crianças que participaram da pesquisa passaram a ler com mais confiança após os testes

• 30 palavras por minuto foi quanto a velocidade de leitura aumentou

* Matéria de Lúcia Nascimento, originalmente publicada na edição de outubro de 2010 da revista Saúde!

CRISTINA: Gostei deste texto e achei importante dividir ele com os leitores deste blog, uma nova maneira de incentivar além da leitura, a oralidade.